A 2ª viagem de Paulo foi gloriosa porque ele foi guiado pelo Espírito

06/08/2011 19:51

 

 

Que sejamos fieis em cumprir o ministério que nos foi entregue por Deus

A caminhada dos filhos de Deus não pode parar na salvação, porque o nosso Senhor não deseja que ao receber a salvação, fiquemos estagnados, mas que prossigamos para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:14), aperfeiçoando-nos, pois há um ministério a se levar adiante, seja no aspecto geral, referente à edificação da igreja (Ef 4:12), seja no pessoal, que é a comissão que o Senhor encarrega a cada um de nós, membros de Seu corpo, para realizar Sua vontade (1 Tm 1:12).

Três aspectos

Somos ungidos com o Espírito Santo para praticar os três aspectos do nosso ministério, os quais nos dão mais graça por parte de Deus, a saber: a Palavra (depois que fomos salvos e invocamos o nome do Senhor, passamos a orar, a falar por Deus, a profetizar e a pregar o evangelho); as ofertas de riquezas materiais (uma das consequências da nossa consagração a Deus é o desejo de ofertar uma quantia além do dízimo, por exemplo: nas necessidades da igreja; na obra do Senhor; ou mesmo ajudando alguém em dificuldade financeira); os serviços (ao servir os irmãos, estamos servindo ao Senhor, portanto somente podemos fazê-lo no espírito). Dessa forma, esses dons se transformam em ministérios: da Palavra, das ofertas e dos serviços.

Ministério

Jesus Cristo estabeleceu os 12 apóstolos e lhes confiou o ministério de serem testemunhas do Senhor, não só presenciando, mas também participando dos acontecimentos promovidos pelo Senhor, tanto em Jerusalém, como em toda Judéia, Samaria e até os confins da terra (At 1:8). Assim como o Senhor falou com Moisés, no Antigo Testamento, incumbindo-o de libertar o povo de Israel do Egito, também chamou Paulo, dando-lhe o seu ministério neotestamentário, cujo apostolado não foi ensinado por homens, mas por meio da revelação de Jesus Cristo feita pelo próprio Senhor, sendo que Paulo foi fiel a esse chamamento e a essa visão.

2ª Viagem

Para a sua outra viagem ministerial, Paulo escolheu Silas para acompanhá-lo. Embora Silas fosse um líder de destaque em Jerusalém, não se importou com a sua posição, preferindo seguir e se submeter a Paulo, que era guiado pelo Espírito. Silas demonstrou com isso que não devemos ambicionar uma posição de destaque na obra de Deus, mas, sim, pagar o preço necessário para seguir o Espírito. Então, pela fé, eles partiram para estabelecer ou confirmar as igrejas, passando pelas seguintes regiões: Síria, Cilícia, Galácia, Ásia, Macedônia, Acaia e Grécia, pois, conforme Paulo disse, “não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:12-13). Aleluias!

Espírito

“O vento assopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (Jo 3:8). Paulo e Silas foram até Antioquia e Taurus, confirmando as igrejas, e depois, fortaleceram-nas em Derbe, Listra e Icônio. Depois que faziam a obra em algum lugar, seguiam a direção do Espírito, indo para outro lugar. Em vez de anunciarem a palavra na província de Bitínia ou da Ásia, seguiram para Trôade, onde Paulo obteve uma visão, em que um homem macedônio dizia: “Passa à Macedônia e ajuda-nos” (At 16:9). Partiram, pois, eles imediatamente, entendendo que o Senhor lhes incumbira de pregar o evangelho nessa região, sendo que, em Filipos e Tessalônica, foram estabelecidas igrejas, cujos membros amavam tanto o Senhor que alguns foram até martirizados.

Macedônia

Em Filipos, Paulo e Silas foram açoitados e presos, acusados de terem perturbado a cidade. O motivo alegado foi que Paulo expulsou, em nome de Jesus, um espírito de adivinhação de uma jovem, aborrecendo os senhores dela, os quais tinham grande lucro com as adivinhações da moça, por conseguinte os servos de Deus foram levados à presença dos magistrados (At 16:16-23). Em vez de se lamentarem na prisão, Paulo e Silas cantavam hinos, oravam e louvavam o Senhor, quando de repente um terremoto sacudiu os alicerces da prisão, soltando todas as cadeias. Ao pensar que todos os presos fugiram, o carcereiro quis se suicidar, mas “Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos” (At 16:25). Então, o carcereiro admirado perguntou-lhes: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa” (At 16:30-32). Aleluias!

Depois, Paulo e Silas foram para Tessalônica, onde devido a grande perseguição alguns irmãos foram mortos, entristecendo demais a igreja, contudo Paulo os consolou, dizendo-lhes que a vida que recebemos é eterna. Por isso, uma vez salvos pelo Senhor, não morremos, mas dormimos, pois aguardamos a ressurreição, que ocorrerá na segunda vinda do Senhor (1 Ts 4:13-18).

Acaia

Em Corinto, Paulo preocupou-se tão somente em pregar o evangelho aos judeus, encorajando-os a permanecer na fé e a invocar o nome do Senhor, levando-os ao Espírito (At 18: 5; 1 Co 1:2; 1Co 12:3; 13:11;14:20). “E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales, porque Eu sou contigo e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (At 18:9-10). Foram convertidos o líder principal da sinagoga, Crispo, e toda a sua família, bem como muitos dos coríntios, os quais creram e foram batizados. Aleluias! Graças a Deus!