A unção de Arão simboliza Cristo como o Sumo Sacerdote

06/08/2011 19:54

 

 

Nós fomos por Deus ungidos pelo Espírito para servir a Deus



Quando Moisés foi comissionado por Deus para libertar os israelitas do Egito, conduzindo-os-os à Canaã (Êx 7:7), Deus levantou Arão, irmão de Moisés, como profeta: “Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu (Deus) sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro (de Moisés) e, vendo-te, se alegrará em seu coração. Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” (Êx 4:14-16).

Arrepender-se

Enquanto Moisés subiu o monte para ter comunhão com Deus, por 40 dias e 40 noites, onde recebeu as tábuas da aliança, isto é, os Dez Mandamentos (Êx 31:18), ficou Arão incumbido de cuidar dos israelitas (Êx 24:13 -14). Ao ver que Moisés demorava para descer do monte, o povo se impacientou e se pôs ao redor de Arão, exigindo deuses para poderem adorar (Êx 32:1). Em vez de Arão exortar o povo a aguardar o mover de Deus, ele permitiu a criação de um bezerro de ouro: “Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas [...} recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido” (Êx 32: 2-5). Ofendendo-se Deus da atitude do povo, disse a Moisés: “Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, corrompeu-se e depressa se desviou do caminho que lhe havia eu ordenado; fez para si um bezerro fundido, e o adorou, e lhe sacrificou” (Êx 32:7-8).

Moisés desceu do monte com as duas tábuas do testemunho nas mãos. “Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte; e, pegando no bezerro que tinham feito, queimou-o, e o reduziu a pó, que espalhou sobre a água e deu de beber aos filhos de Israel” (Êx 32:19-20).
Depois Moisés repreendeu a Arão: “Que te fez este povo, que trouxeste sobre ele tamanho pecado? Em vez de se arrepender, Arão ainda tentou se justificar: “Eu lancei no fogo, e saiu este bezerro” (Êx 32: 21-24).

Embora tenha errado, toda a tribo de Levi, a qual Arão pertencia, reconheceu seu erro, arrependeu-se e pediu perdão ao Senhor, por conseguinte eles se posicionaram ao lado de Deus, voltando a servi-lO (Êx 32:26-29).

Perdão

Ainda que fosse conhecido que Deus falava com Moisés pessoalmente, seus dois irmãos, Arão e Miriã, questionaram o fato de Moisés ter casado com uma mulher estrangeira, oriunda de Cuxe (Etiópia), o que motivou Deus advertir os irmãos de Moisés: “Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Nm 12:8). Em consequência de Deus ter se irado, Miriã ficou imediatamente leprosa, o que fez Arão pedir perdão a Moisés (Nm 12:11), que demonstrando mansidão e compaixão, clamou a Deus a cura de Miriã, o que foi por Deus atendido, mas sem, antes, ela ficar por 7 dias reclusa, afastada do povo israelita, o qual teve de esperá-la, atrasando a caminhada em busca de Canaã (Nm 12:15).

Sacerdotes

Nas duas falhas de Arão relatadas na Bíblia, Deus o perdoou, após ele se arrepender. Aleluias! Deus queria constituir Israel como uma nação santa e um reino de sacerdotes, ou seja, ter um povo que sempre pudesse estar diante de Deus, a fim de apresentar não só sacrifícios (holocausto), porém sim adorá-lo.

No entanto, por causa de os israelitas terem feito e adorado um bezerro de ouro, foi necessário que o povo fosse representado por um grupo de sacerdotes, que servissem exclusivamente a Deus, com inteira dedicação. A tribo de Levi foi escolhida e dentre as famílias dessa tribo, a casa de Arão.

Unção

Conforme a orientação de Deus, Moisés ungiu e consagrou Arão como sumo sacerdote, enquanto seus filhos tornaram-se sacerdotes, sendo, antes, purificados e santificados, bem como o tabernáculo e tudo o que havia nele (Lv 8:10-13). O período de consagração foi de sete dias (Lv 8:33) e no oitavo dia, começaram a oferecer sacrifícios (Lv 9:1-22).

Segundo Deus havia estabelecido, todas as ofertas tinham de ser queimadas com o fogo que vinha do altar do holocausto, que era um fogo santo proveniente do céu (Lv 9:24).Todavia, dois dos quatro filhos de Arão trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, incorrendo em grave erro, o que custou a vida deles, sendo consumidos pelo fogo que saiu diante do Senhor (Lv 10:1-2).

Ofertas

As ofertas simbolizam Cristo como a oferta pelo pecado do povo de Deus e, também, como O que encerrou esse povo em Si mesmo, como Corpo de Cristo, oferecendo-o consigo a Deus, a fim de viverem para o Senhor.

O peito do sacrifício era oferecido como oferta movida (Lv 10:15), simbolizando Cristo ressurreto em amor (o peito denota o amor de Deus e “movida” implica ressureição), enquanto o ombro do sacrifício era oferecido como oferta alçada (Êx 29:27), significando o Cristo poderoso em ascensão (o ombro representa a força para movimento e “alçar” é elevar-se).

Pela experiência, as ofertas seguem a seguinte ordem: oferta pela transgressão (significa que Cristo levou no Seu próprio corpo os nossos pecados para que pudéssemos ser perdoados – Lv 5:1-19; 1 Pe 2:24); oferta pelo pecado (Cristo foi feito pecado por nós, para que, pela Sua morte na cruz, o pecado fosse condenado – Lv 4:1-23; 2 Co 5:21); oferta pacífica (Cristo tornou-Se a paz e comunhão entre Deus e nós – Cl 1:20); oferta de manjares (Cristo tornou-Se aroma suave para o desfrute de Deus e também o Pão Vivo que desceu do céu para nos dar vida – Lv 2: 1-16; Jo 6:51); oferta de holocausto (Cristo ofereceu a Si próprio a Deus, sem defeito e mácula, para fazer a vontade de Deus – Lv 1:1-17; Hb 10: 5-7).

Cristo

O nome Cristo significa o ungido, o que recebeu a unção, o comissionamento. Essa unção foi derramada sobre a cabeça do Senhor Jesus e também sobre todo o Seu corpo. Como somos o Corpo de Cristo, estamos também ungidos com o óleo do Espírito, demonstrando que toda a igreja foi ungida. Se quisermos essa bênção, devemos estar na comunhão do Corpo, encabeçados pelo Senhor Jesus. Aleluias! Amém!.