A incumbência de dominar a terra

06/03/2013 17:01

PDF | Imprimir | E-mail

Semana 2 – Domingo

Leitura bíblica: Gn 1:2-3; Hb 2:5, 7

Ler com oração:
Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra (Gn 1:28).


A INCUMBÊNCIA DE DOMINAR A TERRA


Nesta semana, compreendemos que o mundo passará por três etapas: a primeira já passou, a segunda é esta em que estamos vivendo, e a terceira é o mundo vindouro.


O primeiro mundo teve de ser julgado, devido à rebelião liderada por Lúcifer. Gênesis 1:2 relata que a terra tornou-se sem forma e vazia, como consequência do julgamento de Deus sobre Lúcifer, seus anjos e todos os seres que os seguiram.


A partir do versículo 3 de Gênesis 1, lemos o relato de como Deus restaurou aquele mundo que havia sido julgado. Ele usou os seis primeiros dias para preparar a terra para o homem e, no sétimo, descansou. Esses sete dias são sete etapas, cada uma pode ter durado milhares ou talvez milhões de anos.


Ao final do sexto dia, Deus criou o homem segundo a Sua imagem e semelhança. Contudo isso ainda não era suficiente. Para que o homem estivesse apto para sujeitar a terra, ele precisava que o Deus Triúno habitasse em seu interior, enchendo-o da vida divina. Uma vez contendo a vida de Deus em nós, podemos levá-la para todos.


Por comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porém, o homem não recebeu a vida de Deus e foi expulso do jardim do Éden, ficando impossibilitado de comer da árvore da vida e, assim, receber a vida divina.


Contudo, por valorizar o homem que criara e destinara para governar sobre o mundo vindouro, Deus enviou Seu Filho para morrer por nós e ressuscitar três dias depois. Dessa forma, todo o que Nele crê recebe Sua vida, como uma semente lançada na terra. Essa semente, entretanto, precisa crescer em nós gradativamente, até que estejamos maduros a ponto de poder governar o mundo que há de vir.


Deus tem uma grande incumbência para nós. O Senhor não sujeitou o mundo vindouro aos anjos, mas a nós, homens feitos por um pouco menores que os anjos, que receberemos, naquele dia, honra e glória e reinaremos com Cristo no reino vindouro (Hb 2:5, 7). Louvado seja o Senhor!

Ponto-chave: Crescer em vida para governar com Cristo.

Meu ponto-chave:

Pergunta: Quais são os três “mundos” e suas características?

Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 2 e 3 – Dong Yu Lan.
“Os sete dias da criação” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“Não mais eu, mas Cristo” – cap. 19 – Dong Yu Lan.