A primeira criação de Deus (2)

06/03/2013 16:56

PDF | Imprimir | E-mail

Semana 2 – Terça-feira

Leitura bíblica: Gn 1:2; Jó 41:34; Ef 6:12

Ler com oração:
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte (1 Pe 5:6).


A PRIMEIRA CRIAÇÃO DE DEUS (2)


As duas categorias de animais – ilustradas pelo hipopótamo e pelo crocodilo – descritas no livro de Jó representam Lúcifer, que governava a primeira criação de Deus junto com os anjos que estavam sob suas ordens. O mundo que há de vir, entretanto, não será entregue a anjos, mas ao Senhor Jesus e aos Seus vencedores.


Lúcifer era muito formoso e capaz. Contudo, pouco a pouco, ele foi-se orgulhando até o ponto de querer ser como Deus e ocupar Sua posição. Sua atitude foi exatamente como a descrição do crocodilo em Jó 41:34: “Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos”.


Por causa disso, Deus não mais tolerou o orgulho de Lúcifer e o lançou para a terra, a qual passou a ser subjugada por ele. Os anjos que seguiram Satanás também foram julgados por Deus, que os lançou nos ares. Esses anjos caídos são mencionados em Efésios 6:12: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”.


Por fim, toda a terra foi julgada por Deus, tornando-se sem forma, vazia e tenebrosa, conforme registra Gênesis 1:2. O mundo tornou-se tenebroso porque Deus precisou julgar todos os seres vivos da primeira criação. Ele precisou usar as águas para cobrir toda a terra, matando os animais que existiam na época.


A partir do terceiro versículo de Gênesis 1, Deus começou a restauração da terra – feita em sete dias – e, por isso, podemos considerar que o mundo em que vivemos hoje é o segundo mundo, resultado da restauração feita por Deus.


Desse fato aprendemos que o orgulho só produz o caos em nós e ao nosso redor. Se queremos a restauração de Deus em nossa vida, precisamos aprender a nos humilhar e permitir Sua intervenção.

Ponto-chave: Humilhar-se diante de Deus.

Meu ponto-chave:

Pergunta: Por que o mundo que estava sob o governo de Lúcifer tornou-se tenebroso?

Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 2 e 3 – Dong Yu Lan.
“Os sete dias da criação” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“Não mais eu, mas Cristo” – cap. 19 – Dong Yu Lan.