Jesus Cristo foi ungido com o Espírito para cumprir o Seu ministério

06/08/2011 19:49

 

 

Para exercermos nosso ministério, temos de ser também ungidos pelo Espírito

A genealogia de Jesus demonstra que Ele é tanto filho de Abraão como de Davi. Por ser descendente de um rei, o Senhor Jesus foi também ungido para ser rei e, conforme descreve o livro de Mateus, a edificação do reino de Deus começa não com Adão (pai das gerações criadas), mas com Abraão (pai das gerações chamadas), incluindo tanto os verdadeiros israelitas (Rm 9:6-8), quanto os crentes em Cristo (Gl 3:7,9,29). Embora Jesus não tivesse pecado, a Sua ascendência era constituída de pecadores, inclusive há referência a 5 mulheres, sendo que as 4 primeiras demonstram a natureza caída do homem: Tamar cometeu adultério com o sogro; Raabe era uma prostituta; Rute, uma moabita, fruto do incesto de Ló com sua filha (Gn 19: 30-38); Bate-Seba, mulher de Urias, a qual cometeu adultério junto com Davi, que para se casar com ela, assassinou seu marido. Todavia, Maria, a última mulher descrita na genealogia, era uma virgem pura, que concebeu, por meio do Espírito Santo, o filho de Deus (Mt 1:19-21).

Graça

Note-se que as 4 primeiras mulheres representam a criatura, o ser-humano desprovido da Glória do Criador, a qual Glória se expressou na quinta mulher, Maria, que gerou Jesus, autor da graça, transformando em santidade o pecado dos que se arrependem. Por isso, ainda que nossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã (Is 1:18). Jesus (que significa Jeová salva ou Jeová é a salvação) precisou ir à cruz para substituir os pecadores, derramando Seu sangue para redimir a humanidade (Hb 9:22). O Senhor é, também, chamado de Emanuel, que quer dizer “Deus conosco” (Mt 1:23). Portanto, essas 4 mulheres com seus testemunhos de pecado (incesto, prostituição e adultério) estão na genealogia de Jesus, para demonstrar que o Senhor transformou tudo o que não provém de Deus numa virgem, pura, que pelo Espírito Santo fez nascer em nós Jesus Cristo, a fim de ser adorado.

Adoração

“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (Mt 2:1-2). No passado, os magos eram reconhecidos pela sua sabedoria. Do mesmo modo, hoje, só os que têm a sabedoria vinda do alto (Tg 3:17) adoram o Senhor, os quais também ficam vigilantes, observando os sinais da volta de Jesus. Contudo, embora os magos tivessem a visão viva da estrela para saber onde o menino Jesus estava, influenciados pela vida da alma, não só se desviaram para Jerusalém, a capital da nação judaica, mas também começaram a perguntar sobre o nascimento do Rei dos judeus, o que fez o rei Herodes alarmar-se com a notícia e perseguir a Jesus, querendo matá-lO, porém os magos voltaram a seguir a estrela, que os conduziu a Belém, onde estava o Filho de Deus e prostrando-se, adoraram a Jesus, ofertando-Lhe dádivas (ouro, incenso e mirra). Como Herodes não sabia onde estava o menino Jesus, mandou matar todas as crianças de até 2 anos de idade que havia em Belém e em todos os seus arredores (Mt 2:16). Isso demonstra o quanto se pode prejudicar os outros ao agir na vida da alma.

Tentação

O suborno, a barganha, os prazeres desse mundo, o conforto da vida são exemplos de como Satanás age na nossa alma para nos desviar do caminho de Deus e, assim, evitar que sirvamos ao Senhor. A Bíblia nos mostra que Satanás é especializado em comércio:"...Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste...pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários...” (Ez 28:15-18). É possível que o motivo de a terceira parte dos anjos seguirem a rebelião de Satanás foi devido à troca de favores, os quais são, também, insistentemente oferecidos a nós por Satanás, haja vista que Jesus também sofreu essas tentações, vencendo todas. Aleluias! Para isso, foi antes batizado em água e ungido com o Espírito de Deus, que O levou para o deserto onde estava Satanás (Mt 4:1). Tendo Jesus jejuado por 40 dias e 40 noites, teve fome. “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, então, respondeu: Estás escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:3-4). Note-se que por causa do pão (sustento) muitos deixam o caminho de Deus e na luta pelo sustento, aceitam a barganha dada por Satanás, preferindo trocar seu tempo em dedicação ao Senhor, por mais dinheiro no trabalho profissional, ou por mais conhecimento em cursos acadêmicos, ou mesmo por mais prazer no lazer. Devemos, sim, trabalhar, estudar e nos divertir, mas sem prejudicar o serviço do nosso ministério. Jesus nos exortou para não andarmos ansiosos, dizendo: Que comeremos? ou Que beberemos? ou: Com que nos vestiremos? Nosso Pai celeste sabe que necessitamos de todas elas, mas devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:33).

Outra maneira de o diabo barganhar é influenciando a parte boa da alma dos que buscam servir ao Senhor, dando ambição, reconhecimento pessoal e até prosperidade financeira no mundo religioso, só que em vez de o Criador ser louvado e glorificado, a criatura que o é. A respeito disso, temos o exemplo de quando o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocando-O sobre o pináculo do templo, dizendo: “Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos teus anjos ordenarás a teu respeito que te guardem e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mt 4:5-7).

A terceira forma de comércio que Satanás faz para tentar anular a obra do Senhor é oferecer riqueza, poder e a glória desse mundo aos que adorarem ao diabo. Essa mesma tentação, Jesus também venceu: “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4:8).

Satanás sabe que o Senhor incumbiu ao homem o ministério de restabelecer o reino de Deus na terra, portanto somos tentados a desistir dessa batalha, mas Cristo nos alerta e encoraja, dizendo: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou” (2 Tm 2:4) Aleluias! Glórias a Deus!