O evangelho da graça

06/03/2013 16:42

PDF | Imprimir | E-mail

Semana 1 – Terça-feira

Leitura bíblica: Rm 3:24-25; 8:3; Cl 1:21-22; 1 Pe 3:18

Ler com oração:
Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados (At 10:43).


O EVANGELHO DA GRAÇA


Paulo inicia o livro de Romanos mostrando os dois aspectos do evangelho de Deus: o evangelho da graça, por meio do qual nos é anunciado que somos salvos de nossos pecados ao crer em Jesus; e o evangelho do reino ou da vida, por meio do qual nos é anunciado que ganhamos a vida divina, pois recebemos Jesus, o “Filho de Deus” (1:4).


O primeiro aspecto, o evangelho da graça, apresenta-nos a solução do problema de nossos pecados. Deus enviou o Senhor Jesus, “o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi” (v. 3), a fim de redimir o homem, uma vez que, assim como Davi, “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (3:23).


Embora também fosse descendente de Davi, o Senhor Jesus, por ter sido concebido pelo Espírito Santo por meio de Maria, tinha apenas a semelhança de carne pecaminosa, para condenar na carne, o pecado (8:3), porém Nele não havia a natureza do pecado.
Dessa forma, “assim como os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hb 2:14-15).


O Senhor Jesus, mesmo sem ter cometido pecado algum, foi crucificado em nosso lugar e derramou Seu sangue, a fim de que todo aquele que Nele crê receba a remissão de seus pecados (cf. At 10:43).


Esta é a graça que recebemos: nós pecamos, mas Ele derramou Seu sangue por nós na cruz. Nós éramos injustos, mas Ele, o Justo, morreu em nosso lugar para nos conduzir a Deus (1 Pe 3:18). Nós éramos estranhos e inimigos no entendimento pelas nossas obras malignas, mas Ele, mediante Sua morte, reconciliou-nos com Deus (Cl 1:21-22). Por causa da morte de Seu Filho, Deus nos justificou e nos deixou impunes dos pecados cometidos anteriormente (Rm 3:24-25). Graças ao Senhor!


Quando confessamos nossos pecados e cremos no Senhor Jesus, recebemos Sua graça salvadora. Muitos já foram alcançados por esse aspecto do evangelho, todavia, para vários deles, o evangelho da graça significa o fim do propósito de Deus em sua vida. Poucos conhecem que a redenção foi apenas o meio para Deus restaurar o homem para Si e dar-lhe Sua vida, pois Seu desejo é ainda que Seus filhos cresçam e amadureçam a fim de reinar com Ele. Sobre esse outro aspecto, que se refere a Jesus como Filho de Deus, discorreremos amanhã.

Ponto-chave: Nós cometemos pecados, mas Ele morreu por nós, salvando-nos!

Meu ponto-chave:

Pergunta: Por que Jesus precisou morrer por nossos pecados?

Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 1 – Dong Yu Lan.
“Os perigos do lado bom da alma” – cap. 2 – Dong Yu Lan.