O evangelho do reino

06/03/2013 16:44

PDF | Imprimir | E-mail

Semana 1 – Quarta-feira

Leitura bíblica: Mt 16:18-19, 24-27; Jo 1:12; 3:15; 1 Jo 5:11-12

Ler com oração:
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16:24).


O EVANGELHO DO REINO


O evangelho do reino ou da vida diz respeito a Jesus como Filho de Deus. Segundo esse aspecto do evangelho completo de Deus, o Senhor não somente nos livra de nossos pecados, mas também nos dá a vida divina para que entremos no reino de Deus. O reino e a vida estão intimamente relacionados: para fazer parte do reino de Deus, é necessário ter a vida de Deus, conforme o que o Senhor Jesus disse a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus [...] quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3:3, 5).


Primeiramente precisamos receber o evangelho da graça para sermos restaurados e regenerados, reconciliarmo-nos com Deus, ganharmos a vida divina e eterna e nos tornarmos Seus filhos (Jo 1:12; 3:15; 1 Jo 5:11-12). Contudo ainda precisamos do evangelho do reino, que diz respeito a termos a vida de Deus crescida em nós a fim de reinarmos com Ele. Para que a vida divina cresça em nós que cremos no Senhor, em Mateus 16:18 Ele revelou a igreja. A vida da igreja é o caminho para nos levar ao reino, pois ela tem as chaves do reino dos céus. Quando a vivemos de maneira normal, o reino nos está aberto (v. 19).


Além disso, o evangelho do reino, segundo a revelação de Mateus 16, também é para lidar com o problema da alma do homem. Nesse capítulo, o Senhor nada falou sobre o problema dos pecados, que seria solucionado por meio de Sua morte, mas deixou bem claro que, se alguém deseja segui-Lo, o item mais importante é negar a vida da alma, ou seja, negar a si mesmo (v. 24). A vida da igreja é a atmosfera ideal para que isso aconteça, pois nela temos várias oportunidades de negar nossa vida da alma e, assim, salvá-la.


Por viver em sua alma, o homem acaba fortalecendo sua vida natural e habituando-se a viver de maneira independente de Deus. Por isso muitos cristãos encontram dificuldades de negar a si mesmo. Todavia, se hoje não negarmos nossa vida da alma, renunciando a nós mesmos, não iremos salvá-la depois, “porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (v. 25). Devemos saber que nossa vida natural não tem nenhuma relação com o reino de Deus. Caso insistamos na sobrevivência de nossa vida da alma, não cresceremos e, consequentemente, perderemos nossa alma, isto é, seremos impedidos de entrar na manifestação do reino dos céus (vs. 25-27).


Foi com o propósito de que neguemos a vida da alma que o Senhor, depois de nossa salvação, nos colocou na igreja. Essa também é a razão pela qual pregamos o evangelho do reino, para que aqueles que já têm a vida de Deus aprendam a viver no espírito e vejam que Deus deseja que Seus filhos cresçam até a maturidade a fim de reinar com Cristo.

Ponto-chave: O reino é uma questão de vida.

Meu ponto-chave:

Pergunta: Qual é o principal item para vivermos a vida da igreja?

Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 1 – Dong Yu Lan.
“Os perigos do lado bom da alma” – cap. 2 – Dong Yu Lan.