O valor do homem para Deus

06/03/2013 16:59

PDF | Imprimir | E-mail

Semana 2 – Sexta-feira

Leitura bíblica: Gn 1:26; 2:19-20

Ler com oração:
“Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos (Hb 2:6b-7).


O VALOR DO HOMEM PARA DEUS


No quinto e sexto dias da criação, Deus criou as aves, os peixes e todos os outros animais, que se alimentavam dos frutos produzidos pela vida vegetal criada anteriormente. Tudo isso foi necessário; no entanto, embora fossem capazes de encher a terra e os mares, nenhum desses animais criados por Deus poderia governar sobre a terra, pois não possuíam a vida divina. Por isso Deus criou o homem na segunda parte do sexto dia.


Como Deus valoriza o homem! Ele gastou um tempo preparando todas as coisas para recebê-lo. Teve também o cuidado de organizar tudo para que o homem encontrasse um mundo adequado para viver.


Na segunda parte do sexto dia, ao decidir criar o homem, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1:26a). Nesse versículo, o verbo “fazer” e o pronome “nossa” estão no plural, indicando que o próprio Deus Triúno fez uma conferência e decidiu criar o homem do pó da terra.


Deus, assim, fez um boneco de barro e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. A alma humana foi criada à imagem de Deus e, por ser tripartida – composta por mente, vontade e emoção –, é capaz de conter o plano de Deus, o mistério da vontade divina e o bom prazer do Criador. Desse modo, a alma do homem é como um recipiente para conter o próprio Deus.


Observando o homem que criara, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (2:18). Ele, então, trouxe todos os animais para que Adão lhes desse nome, mas nenhum era capaz de servir-lhe de auxiliadora idônea (vs. 19-20). Assim como os animais não podiam completar o homem, eles também não podiam exercer o domínio por Deus nem ser Seu complemento.


Somente o ser humano, por ter a imagem e a semelhança divinas, pode ser um complemento para seu Criador e cooperar com Ele a fim de cumprir Sua vontade.

Ponto-chave: Criados para complementar Deus.

Meu ponto-chave:

Pergunta: Por que o verbo “fazer” e o pronome “nossa” estão no plural em Gn 1:26?

Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 2 e 3 – Dong Yu Lan.
“Os sete dias da criação” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“Não mais eu, mas Cristo” – cap. 19 – Dong Yu Lan.