Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir (Mt 5:17)
Mt 5:20; Ef 1:4-5
Graças ao Senhor, recebemos o encargo de levar a luz da vida, que é o Senhor Jesus, para outras pessoas. Sendo o sal da terra, temos a função principal de temperar, dar sabor à vida delas, apresentando-lhes o Senhor para que sejam salvas. Para governar o mundo que há de vir, precisamos ser aperfeiçoados em nosso falar enquanto vivemos na terra. Esse aperfeiçoamento não nos ensina a usar "muito sal" para corrigir, criticar ou disciplinar os outros, mas nos aprimora para ajudá-los a se sentir bem, a ser acolhidos e cuidados. Quando falamos sobre qualquer assunto, as pessoas devem sentir um sabor adequado. Quando compartilhamos a palavra do Senhor, não somos tão contundentes, nem vacilantes, mas temperamos no ponto certo, como o sal em quantidade adequada. Uma comida temperada na medida certa é muito saborosa e saudável; assim deve ser a palavra que ministramos aos outros (Ef 4:26; CI 4:6).
Mateus 5, 6 e 7 nos trazem palavras que devem ser praticadas por aqueles que desejam governar no mundo que há de vir. Como vimos, os destinatários dessa porção são os que irão governar o mundo vindouro. Fomos escolhidos antes da fundação do mundo (Ef 1:4) e predestinados para a filiação (v. 5). Um dia, teremos negado nossa vida da alma o suficiente, o Senhor nos terá preenchido o bastante com Sua vida, e assim reinaremos com Ele.
Esses capítulos também mostram que as exigências da lei foram elevadas e cumpridas pelo Senhor Jesus e que somente com a vida Dele em nós podemos praticá-Ias. Temos sido gradualmente aperfeiçoados nesse aspecto. Por exemplo, no passado, tínhamos a impressão de que já não era necessário guardar a lei após a primeira vinda do Senhor Jesus, pois a fase da lei havia ficado para trás. Contudo Ele nos fez entender o verdadeiro sentido da lei. Hoje sabemos da necessidade de viver esse padrão elevado por meio do Senhor, que não revogou a lei, mas cumpriu toda ela. Assim nossa justiça irá exceder em muito a dos escribas e fariseus e entraremos na manifestação do reino dos céus (Mt 5:20). Louvado seja o Senhor!