A Importância das Reuniões
A Importância das Reuniões |
A palavra de Deus diz: “Não deixemos de congregar-nos” (Hb 10:25). Por que não devemos deixar de nos congregar? Porque Deus nos dispensa a Sua graça ao congregar-nos. A graça que Deus concede ao homem pode ser dividida em duas categorias: pessoal e coletiva. Deus não nos dá apenas a graça pessoal, mas também a graça coletiva. Só podemos achar essa graça coletiva quando nos congregamos, ou seja, nas reuniões.
Podemos orar sozinhos em casa; sem dúvida Deus ouve essas orações, pois Ele ouve orações individuais. Mas existe outro tipo de oração, que, para ser respondida, precisa ser feita nas reuniões, de acordo com o princípio de dois ou três pedirem juntos em nome do Senhor. Se tentarmos fazê-lo sozinhos, não receberemos nenhuma resposta. Para que Deus responda a muitas das grandes questões, precisamos orar por elas nas reuniões. Devemos trazê-las à reunião de oração, a fim de serem atendidas.
A graça coletiva de Deus só chega ao homem através das reuniões. Talvez você pense que é suficiente orar sozinho e que se pode buscar a misericórdia de Deus por sua própria conta. Mas, a experiência de muitas pessoas nos mostra que orações individuais, apenas, não funcionam. Parece que, a não ser que duas ou três pessoas orem, ou todos os irmãos e irmãs se reúnam para orar, Deus não responderá. Portanto, temos dois tipos de resposta de oração: uma é resposta de oração individual e a outra é resposta de oração coletiva. Se não nos reunirmos, algumas orações não serão respondidas.
Mesmo com relação a ler a Bíblia, certamente Deus nos dá graça individual ao lermos a Palavra de Deus, mas algumas porções da Palavra não serão reveladas por uma única pessoa. Deus dá luz quando nos reunimos, quando nos congregamos. Na reunião, alguns irmãos podem ser levados a obter revelação de determinada porção da Palavra. Talvez não se mencione aquela passagem específica da Palavra, mas o fato de todos estarem reunidos, dá a Deus a oportunidade de derramar a Sua luz. Muitos irmãos podem testificar que ganham mais entendimento da palavra de Deus na reunião do que quando a estudam individualmente. Na reunião, muitas vezes Deus revela uma passagem da Palavra por intermédio de outra. Quando se fala sobre uma passagem, a luz brilha sobre outra passagem. Assim, ganhamos mais luz e recebemos graça de uma forma coletiva.
Se não nos reunirmos, o máximo que poderemos receber é graça individual, e perderemos uma grande parte, a graça coletiva. Deus só nos dará a graça coletiva nas reuniões. Se não nos reunirmos, não receberemos essa graça. É por isso que a Bíblia nos exorta a não deixarmos de nos congregar.
Extraído do livro Lições para o Viver Cristão de Watchman Nee, publicado pela Editora Árvore da Vida (www.arvoredavida.org.br). |