Semana 2 – Segunda-feira
Leitura bíblica: Jó 40:15-17; 41:34; Is 14:12; 45:8; Hb 2:5
Ler com oração:
Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça (1 Pe 5:5b).
A PRIMEIRA CRIAÇÃODE DEUS (1)
Nesta semana trataremos acerca do mundo que há de vir, conforme retratado em Hebreus 2:5. Esse mundo – o mundo após a segunda vinda do Senhor – não estará sujeito aos anjos, mas a Cristo e Seus vencedores, aqueles entre nós que amadurecerem na vida divina. Hoje estamos na era que antecede esse mundo que há de vir. Houve ainda um primeiro mundo, uma primeira criação de Deus, que teve de ser julgada por causa da rebelião liderada por Lúcifer.
A primeira criação de Deus era muito formosa (Is 45:8; Jó 38:4-7). Governando sobre ela, Deus havia colocado um ser cheio de luz, Lúcifer, também chamado de estrela da manhã e filho da alva (Is 14:12). A Bíblia relata que Lúcifer era coberto de todas as pedras preciosas, e isso se refere não apenas à sua formosura, mas aos inúmeros dons que ele possuía.
Infelizmente, contudo, esse arcanjo se orgulhou e sua queda teve origem na sua alma. O livro de Jó registra as características de dois animais para representar o orgulho de Lúcifer.
Jó 40:15 diz: “Contempla agora o hipopótamo, que eu criei contigo, que come a erva como o boi”. Uma das duas categorias de animais daquela época se associava ao hipopótamo dos nossos dias (beemote, no original). Eles eram animais enormes, herbívoros, e alimentavam-se principalmente em lugares pantanosos. Os versículos 16 e 17 mostram quão fortes eles eram: “Sua força está nos seus lombos, e o seu poder, nos músculos do seu ventre. Endurece a sua cauda como cedro; os tendões das suas coxas estão entretecidos”.
A segunda categoria é a dos animais que se assemelhavam ao crocodilo (leviatã, no original). Eles se alimentavam de outros animais e eram extremamente ferozes e agressivos. Esse tipo de criatura olhava com desprezo tudo o que era alto e era rei sobre todos os animais orgulhosos (41:34).
Paleontólogos e cientistas têm descoberto as criaturas da época da primeira criação de Deus. Fósseis desses animais que viveram há milhões de anos têm sido encontrados. De um modo geral, esses animais são classificados segundo dois tipos principais, de acordo com sua alimentação.
Antes da rebelião de Lúcifer, Deus tinha a expectativa de que ele pudesse governar sobre todas as criaturas criadas. No entanto, após sua rebelião, vemos que mesmo as criaturas na terra se tornaram orgulhosas e agressivas, porque assim era Lúcifer, seu governante. Unidas a ele, a primeira criação passou a se opor ao próprio Deus. Por causa disso, o primeiro mundo precisou ser julgado por Deus e, a partir de então, Ele teve de restaurar a terra para que Sua vontade pudesse ser feita.
Ponto-chave: Restaurar a criação para a vontade de Deus.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Por que esses seres criados antes de Adão tornaram-se tão agressivos?
Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 2 e 3 – Dong Yu Lan.
“Os sete dias da criação” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“Não mais eu, mas Cristo” – cap. 19 – Dong Yu Lan.