Semana 2 – Quarta-feira
Leitura bíblica: Gn 1:3-5; Jo 20:22; 1 Co 15:3-4
Ler com oração:
Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Co 15:3-4).
A RECRIAÇÃO DE DEUS
No primeiro dia da criação, “Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite” (Gn 1:3-5). Sabemos que Deus é luz e que a vida está Nele (1 Jo 1:5; Jo 1:4-5). Quando a luz resplandece, as trevas não prevalecem contra ela. Assim, por meio da luz, Deus criou condições favoráveis para o surgimento da vida nos dias posteriores.
No segundo dia, Deus fez o firmamento, o ar, para separar as águas de cima e as águas de baixo. As águas de baixo são os mares, rios e lagoas, e as águas de cima são as nuvens, que se precipitam sob forma de chuva. A palavra “ar” tanto no hebraico como no grego é a mesma para “espírito”. Portanto, com respeito ao Deus Triúno, o terceiro da trindade é o Espírito, que se refere ao segundo dia da criação.
No terceiro dia, para que a porção de terra seca surgisse, Deus ordenou que as águas se concentrassem em um só lugar, e, para tanto, a terra precisou ser movimentada. Algumas partes se elevaram – formando os continentes – e outras afundaram, formando grandes depressões, onde hoje ficam os oceanos. Deus, então, ordenou que a porção seca produzisse a relva, as ervas que dão semente e as árvores que dão fruto. Esse início da vida sobre a terra se relaciona com a ressurreição do Senhor Jesus, que ocorreu ao terceiro dia após Sua morte (1 Co 15:3-4).
Graças ao Senhor, Deus não abriu mão de Seu propósito, mas teve um novo começo, recriando todas as coisas conforme o princípio da vida. Além disso, esse novo começo também é marcado pela obra do Deus Triúno. Quão rico ele é!
Ponto-chave: Luz, ar e terra, tudo é para o surgimento da vida.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Que tipologia há nos três primeiros dias da recriação de Deus?
Leitura de apoio:
“O caminho para viver e reinar com Cristo” – cap. 2 e 3 – Dong Yu Lan.
“Os sete dias da criação” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“Não mais eu, mas Cristo” – cap. 19 – Dong Yu Lan.