BUSCAI AO SENHOR E INVOCAI-O

18/09/2011 11:47

 

 
 

 

 

“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (v. 6). A Palavra de Deus nos deu um caminho prático de libertação do caminho vão: invocar Seu nome! Hoje podemos, a todo tempo, invocar: Ó Senhor Jesus! Ele nos salvará dos vãos pensamentos e dirigirá nossos passos no caminho da vida.

“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (v. 7). O perverso e o iníquo nesse versículo referem-se aos que vivem segundo seus vãos pensamentos e andam em seus próprios caminhos.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (vs. 8-9). Os pensamentos do homem seguem a razão, a lógica. Os pensamentos e os caminhos de Deus não seguem a lógica humana; eles seguem exclusivamente Sua vontade.

Nos versículos seguintes de Isaías 55, vemos um caminho prático: “Assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo que a designei” (vs. 10-11).

A solução para o homem sair de uma vida inerte, sem sentido e sem frutos para Deus está na palavra que sai de Sua boca. Como pode o homem deixar seus pensamentos vãos e se encher dos pensamentos de Deus, tão celestiais e elevados? A palavra que sai da boca de Deus traz ao homem as coisas celestiais, divinas.Ela desce do céu para regar o seu coração e o torna fecundo, para produzir alimento ao homem e semente para semear.

O segredo de uma vida frutífera é invocar o nome do Senhor o tempo todo e em todo lugar (1 Co 1:2), pois Ele é o Senhor de todos e rico para com todos os que O invocam (Rm 10:12). Também precisamos da palavra de Deus, porque não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que Dele procede (Mt 4:4). Não devemos tomá-la somente como conhecimento bíblico ou regras de conduta; antes, precisamos tomá-la com oração, para recebê-la como vida e alimento (Ef 6:17-18).

É a palavra de Deus que nos ajudará a discernir se vivemos pelos pensamentos da alma ou se vivemos pelo Espírito: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12). Dessa maneira Deus estabelecerá Seu reino em nós e por meio de nós!


Trechos extraídos do livro “A Genuína Autoridade e Submissão”, de Dong Yu Lan, publicado pela editora Árvore da Vida.