Como ler a Bíblia
Como ler a Bíblia
Pergunta: "Como devemos ler a Bíblia?
Resposta
Você já considerou o que está procurando quando abre a Bíblia? Você quer as palavras da Bíblia? Ou quer conhecimento bíblico de verdades ou doutrinas? Quando o Senhor Jesus nasceu, os magos vieram do oriente e perguntaram aos habitantes de Jerusalém onde estava o Senhor. Toda a cidade ficou alarmada com essa pergunta e o rei Herodes mandou chamar a todos os principais sacerdotes e os escribas do povo. Ora, um escriba é um mestre da Lei, preparado por muitos anos exclusivamente para escrevê-la e interpretá-la.
Mateus 2:4-6 diz:
"E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel."
Aqui você não vê os sacerdotes ou escribas judeus pedindo licença a Herodes para abrir aqueles pesados pergaminhos e fazer uma busca interminável nos mesmos, pois naquele tempo as escrituras sequer tinham subdivisões de capítulos e versículos. Essa cena é inimaginável! Na verdade, eles responderam imediatamente a Herodes. Eles conheciam onde encontrar cada assunto, cada palavra da Bíblia, mas em forma de doutrinas e informações. É isso que você procura ao ler a Bíbliaa? Se for, lamento dizer, mas você não sabe o que é ir ao Senhor para ter vida. A primeira atitude que devemos ter ao ler a Bíblia é desfrutarmos da vida contida na Palavra de Deus conforme Jo 6:63, isto é, é uma maneira de tomarmos a Palavra de Deus como alimento espiritual. A Palavra de Deus é vida.
Disse Jesus em João 5:39, 40: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo não quereis vir a mim para terdes vida."
A leitura da Bíblia nunca pode ser dissociada de "ir ao Senhor para ter vida". A Bíblia não é um livro como outro qualquer, o qual examinamos com o fim de extrair teorias e definições para discussões teológicas; ela é, antes de tudo, um livro de vida. Os judeus religiosos examinavam as Escrituras, mas não recebiam vida por meio dela, pois não iam ao Senhor. Portanto, quando temos contato com as Escrituras, devemos também contatar o Senhor, o leite espiritual.
Em 1 Pedro 2:2 lemos: "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para a salvação". O versículo seguinte fala em provarmos que o Senhor é bom. Por meio de beber o leite puro da Palavra podemos provar o Senhor. Por meio de um contato vivo desfrutando o que Ele é. Se queremos ter experiência subjetiva com o Senhor, temos de ir à Palavra. Cristo alimenta Seu Corpo quando os cristãos vão à Palavra e provam quão bom Ele é.
Comer as palavras de Deus
O profeta Jeremias disse: "Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração." (15:16). Comer significa receber um alimento que, depois de digerido, é assimilado pelo organismo, tornando-se parte dele. A Palavra de Deus é o alimento divino que uma vez assimilado, torna-se parte de nós e nos dá crescimento espiritual. Quando recebemos a Palavra de Deus como comida, ela se torna gozo e alegria para o coração.
O apóstolo Paulo disse que um ministro de Cristo Jesus é alimentado com as palavras da fé (1 Tm 4:6). Ezequiel, ao comer o rolo com a Palavra de Deus, disse que era doce como o mel (Ez 3:1-3). O salmista também disse no Salmo 119:103: "Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca." O Senhor Jesus também fala da Palavra de Deus como alimento espiritual: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4:4). Todos esses versículos demonstram que a ênfase primeira de Deus em relação à Sua Palavra é que devemos tomá-la como alimento, não como um livro de doutrinas ou histórias.
Jesus, o pão da vida
Jesus afirmou que Ele é o verdadeiro pão que desceu do céu, o pão da vida (Jo 6:48-51), e que o que for a Ele jamais terá fome (6:33-35). O pão não existe para ser analisado, mas para ser comido. Mesmo que você não entenda como o pão é feito e quais são os nutrientes, se você o comer, ele o alimentará e lhe dará vida. Por isso Jesus disse: "Quem de mim se alimenta, por mim viverá" (6:57). Muitos dos Seus discípulos escandalizaram-se com essas palavras, e hoje também muitos se escandalizam ao ler que precisamos comer Jesus como pão. Isso não significa comer a carne de Jesus, como os judeus pensaram. O Senhor explicou que não estava referindo-se à Sua carne, pois "a carne para nada aproveita", mas as Suas palavras são espírito e são vida (v. 63). Um mero pensamento ou doutrina não consegue dar vida, mas porque a Palavra de Deus é espírito, ela nos dá vida. A Palavra de Deus tem origem no próprio Deus e foi-nos dada como alimento, para nosso crescimento e para a edificação da igreja.