Consagração
"Porque também a nós foram anunciadas as boas novas..." Hebreus 4:2a
Consagração
Muitas vezes nos consagramos inteiramente a Deus, damos-Lhe tudo o que somos e temos, nosso futuro, tempo, nossa família e nossos bens materiais. Algum tempo depois, entretanto, retomamos quase tudo o que oferecemos ao Senhor. Nesse momento, ficamos decepcionados com nós mesmos e achamos que não somos pessoas capazes de viver uma vida consagrada a Deus, sendo isso somente possível a poucos espiritualmente privilegiados. Esse tipo de sentimento, na verdade, faz parte da artimanha de Satanás que nos quer fazer desistir de buscar contínuo progresso na experiência de consagração ao Senhor.
Ao lermos as Escrituras, deparamos com homens maduros na experiência de consagração, dentre os quais podemos destacar o apóstolo Paulo. Entre os grandes homens espirituais do passado, vemos comoventes histórias de consagração. Confrontando a experiência deles com a nossa, somos levados a crer que nunca chegaremos a ser como eles. Isso não é verdade.Toda experiência cristã de entrega absoluta ao Senhor é possível a todos os filhos de Deus.
No Antigo Testamento, Deus instituiu o holocausto contínuo, dia após dia (Números 28:3-6). Um cordeiro era oferecido pela manhã e o outro, ao crepúsculo da tarde. Isso indica que a experiência da consagração é progressiva, lenta e gradual, até atingir o estágio de maturidade.
O simples fato de haver holocausto todos os dias mostra a misericórdia de Deus. A cada dia temos inúmeras oportunidades para nos consagrarmos a Ele. Imagine se nos fosse dada uma única chance de nos consagrar ao Senhor: caso não a aproveitássemos, seríamos definitivamente reprovados por Ele. Certamente, ninguém seria aprovado. Cada dia que surge é uma nova oportunidade para renovarmos nossa consagração ao Senhor, para termos um novo começo com Ele. Quando despertar pela manhã, você deve agradecer ao Senhor por Sua misericórdia em dar-lhe mais uma ocasião de ter um novo começo. No livro das Lamentações de Jeremias 3:22-23 lemos “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”.
Mesmo que você tenha tido muitos fracassos no passado, um novo dia que lhe foi concedido pelo Senhor é sempre uma oportunidade de novo começo de sua experiência com Ele. Suponhamos que pela manhã você tenha tido uma boa comunhão com o Senhor e tenha se consagrado para viver para Ele aquele dia. Contudo muitas coisas aconteceram e fizeram com que você se esquecesse de sua experiência matinal. Isso pode ter ocorrido várias vezes em sua vida e o deixou desanimado. Mas, graças a Deus, ainda resta o holocausto do crepúsculo da tarde. À noite, você pode novamente voltar-se ao Senhor e permitir que Ele o ilumine, ilumine todo o seu dia. Diante da luz do Senhor, você confessa seus pecados, mais uma vez renova sua consagração a Ele e poderá dormir em paz. Na manhã seguinte você pode ter outro novo início com o Senhor. Sucessivas experiências desse tipo é que nos levam a ser absolutos pelo Senhor hoje e ser vencedores para reinar com Ele na era vindoura.
Extraído do livro “Consagração”, de Dong Yu Lan, publicado pela Editora Árvore da Vida