Deus Quer Estar Conosco

28/06/2013 16:39
Na semana anterior vimos que a virgem chamada Maria concebeu do Espírito Santo: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Isaías 7:14b). Quando falamos em “Emanuel”, sabemos que quer dizer “Deus conosco” (Mateus 1:23). Embora estejamos bem familizarizados com o nome e seu significado, o Senhor nos tem mostrado a necessidade de não apenas conhecer o conteúdo das verdades bíblicas, mas, sobretudo, de praticá-las. E você já experimentou o Emanuel, o “Deus com você”? Para experimentá-Lo, basta invocar “Ó Senhor Jesus!”.

É difícil encontrar quem não goste de estar com Deus. Isso nos remete à questão: por que Deus nos criou? Podemos ter algumas respostas a essa pergunta, mas vemos que Deus quer estar conosco. Portanto Deus criou o homem com objetivo de estar com ele.


Gênesis 2:18 diz: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Ao dizer “não é bom que o homem esteja só”, o Senhor Deus se referia a Adão, quando este foi criado: “Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea” (versículo 20). Adão foi criado, porém estava só. Deus, então, disse: “Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.


Deus pensava no homem, mas também expressava o sentimento que havia em Seu interior: Ele também estava só. Por isso se compadeceu de Adão e decidiu fazer-lhe uma auxiliadora idônea para ajudá-lo: “ Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (versículos 21-23).


Desse modo, criou Deus uma auxiliadora idônea para o homem. Ela era osso de seus ossos e carne da sua carne, para que pudesse completá-lo. Deus deseja que o homem que Ele criou cresça na vida e na natureza divina e Lhe seja a auxiliadora idônea. Assim teremos a presença de Deus, e Deus terá a nossa.


Trecho extraído do livro “Alimento Diário”, Série “Arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus.”, Volume “Deus conosco”, de Dong Yu Lan, publicado pela Editora Árvore da Vida.