E. Experiência individual e experiência coletiva
E. Experiência individual e experiência coletiva
Verifica-se um outro contraste entre Gênesis e Êxodo na diferença entre a experiência individual e a coletiva. A experiência de Gênesis é primordialmente individual, mas a de Êxodo é coletiva. Abraão, por exemplo, foi chamado como um indivíduo. Até mesmo o que o Senhor ganhou por transformar Jacó em Israel foi algo individual. Jacó teve doze filhos, mas todos, exceto José, estavam abaixo do padrão. A experiência inteira retratada em Êxodo, pelo contrário, é coletiva. A redenção, a direção, a revelação e a edificação são todas questões coletivas.
Em nossa experiência espiritual, existem dois lados: o individual e o coletivo. Sem dúvida, o lado individual é básico; mas o coletivo é mais rico, mais elevado e maior. A consumação e conclusão definitiva de nossa experiência como cristãos não é individual, mas coletiva. Em Gênesis, notamos a experiência individual, básica; mas, em Êxodo, verificamos a experiência coletiva, definitiva.
Considere como uma ilustração o uso do nome "Israel" nesses dois livros. O livro de Gênesis termina com um Israel individual, mas o livro de Êxodo, com um Israel coletivo. Êxodo 14:30 diz: "Assim o Senhor livrou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar". Nesse versículo, a palavra "Israel" é usada de maneira coletiva, para referir-se a todos os israelitas. Mas, em Gênesis, o nome "Israel" é usado de maneira pessoal e individual, referindo-se ao Jacó transformado (Gn 35: 10, 21). Em Gênesis, Israel é uma pessoa individual; mas, em Êxodo, é um povo coletivo. O Israel individual do final de Gênesis pode ser comparado a um pequeno broto de uma semente; mas o Israel coletivo do fim de Êxodo é como uma árvore totalmente crescida, dando frutos. O Israel coletivo, formado pelos descendentes do Israel individual, é o aumento e a expansão deste. Em Êxodo 40, não observamos um Israel limitado a uma pessoa, mas um Israel expandido, para ser uma entidade coletiva, composta pelos descendentes do Israel individual. É vital que o vejamos.
Além disso, a salvação em Êxodo não é uma questão individual, mas envolve todos os filhos de Israel. Na época da saída do Egito, havia aproximadamente dois milhões de israelitas, todos eles salvos simultaneamente; passaram pelo julgamento de Deus ao mesmo tempo.
Por um lado, nós, cristãos, fomos salvos pessoal e individualmente; todavia, por outro lado e aos olhos de Deus, fomos salvos conjuntamente. Fomos salvos coletivamente. Essa é a concepção de Paulo em Efésios 2:6, onde lemos que fomos ressuscitados juntos e conjuntamente nos assentamos nos lugares celestiais. A palavra "juntamente" desse versículo significa um com o outro. Aos olhos de Deus, todos fomos ressuscitados ao mesmo tempo. Pedro não foi ressuscitado numa época, Estêvão em outra, e Paulo ainda em uma terceira. Não importa quando nascemos; fomos todos ressuscitados coletiva e simultaneamente em Cristo.
Embora tenhamos sido redimidos coletivamente, em certo sentido fomos chamados individualmente. Nenhum de nós foi chamado juntamente com o apóstolo Paulo. Com referência ao chamamento de Deus, existe um elemento individual; porém, quanto à Sua redenção, nada existe de individual, mas tudo é coletivo.
Enfatizamos que, ao final de Gênesis, encontramos um Israel individual. Mas, no último capítulo de Êxodo, percebemos um vaso coletivo, a habitação de Deus, o lugar de Sua habitação com o homem na terra. Através desse contraste, podemos verificar a diferença entre a linha de Gênesis e a de Êxodo. Em Gênesis, vê-se a linha da experiência espiritual individual, ao passo que, em Êxodo, se verifica a linha da experiência coletiva. Em Gênesis, basicamente duas pessoas - Abraão e sua esposa - saíram da Caldéia; contudo, em Êxodo, mais de dois milhões de pessoas saíram do Egito. Que contraste!