Estar no Espírito

29/10/2011 13:31

 Imprimir

Primeira Coríntios 12:4-6 diz: "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos". A segunda parte do versículo 6 diz que "o mesmo Deus é quem opera tudo em todos". Nós temos o Espírito, temos o Senhor e também temos Deus, portanto, temos o Pai, o Filho e o Espírito – o Deus Triúno, que opera tudo em todos (1 Co 12:6). Nós temos o Pai, que foi corporificado em Cristo. Cristo é a corporificação de Deus Pai. O Pai e o Filho são um. Por meio da encarnação, viver humano, morte e ressurreição, Cristo tornou-se o Espírito; em outras palavras, esse Espírito é o Cristo Espírito – o Cristo pneumático. Em suma, o Pai está no Filho e o Filho está no Espírito. O Espírito é a consumação final e máxima do Deus Triúno. É esse Espírito que trabalha em nós concedendo-nos dons, ministérios e realizações.

 

Entretanto, para ganhar revelação, precisamos estar no espírito. Hoje o Espírito habita o nosso espírito humano, tornando-se os dois um só espírito mesclado, e por ele conseguimos entender a respeito de dons, ministérios e realizações. Se permanecermos na nossa mente com os seus pontos de vista e preferências naturais não poderemos ter revelação sobre essas três questões, porque somente o Espírito é que nos revela. Os dons estão relacionados com o Espírito (v. 4), os ministérios estão relacionados com Deus (v. 6). Precisamos avançar dos dons para os ministérios e depois para as operações.

Um dom é uma habilidade que a vida proporciona. A vida humana é dotada de habilidades que só o ser humano tem. Assim, a vida divina também proporciona dons dando capacidade para os membros funcionarem, porém os dons precisam ser exercitados.

Quando usamos os dons, a Bíblia diz que a graça vem. Em Efésios 4:7, lemos: "E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo", ou seja, quanto você usa o seu dom é o tanto de graça que você receberá.

Que é graça? Graça é uma questão da vida, graça é o próprio Senhor Jesus. Graça é Deus nos conceder o Seu Filho gratuitamente, é Ele nos conceder o Seu Cristo, isso é graça.


Trechos extraídos do livro "A Visão Celestial", de Dong Yu Lan, publicado pela editora Árvore da Vida.