Pregar o evangelho também é um dom que deve ser exercitado. Pregar o evangelho é simplesmente apresentar o Cristo vivo que habita em nós; não é apresentar uma doutrina convincente a respeito de Cristo, mas é apresentar a própria pessoa de Cristo. Não é um dom miraculoso, especial, mas é um dom da vida, um dom espontâneo gerado pela vida que recebemos ao crer. Hoje todos os cristãos podem pregar o evangelho, aproveitando todas as oportunidades que aparecem. Essa é uma função que todos podem praticar, não apenas os "grandes homens de Deus", os grandes pregadores. Quando vemos uma pessoa desconhecida na reunião, qualquer irmão pode sentar-se ao seu lado, fornecer-lhe um hinário, ajudar-lhe a encontrar as passagens bíblicas e, após a reunião, conversar um pouco com ela, perguntando-lhe o nome, se foi convidada por alguém e qual foi a impressão que teve da reunião. Se houver dúvida, podemos responder e falar-lhe um pouco mais acerca da economia de Deus. Se houver possibilidade, marque uma visita a ela, juntamente com mais algum irmão. Isso é a pregação do evangelho de maneira normal.
Hoje todos podemos participar, abrindo principalmente nossa cada e fazendo dela um lugar de oração, ou uma casa de reunião da igreja, assim como a casa de Lídia e a casa do carcereiro em Filipos foram abertas depois de seus donos receberem a salvação de Deus (Atos 16:15,34). Em nossa casa temos um ambiente acolhedor para pregar o evangelho às pessoas e orar com elas.
Somos alertados por Paulo em 2 Coríntios 6:2 quando ele diz que agora é o tempo oportuno, o dia da salvação, e para que a salvação aconteça, Deus precisa que Seus servos saiam para pregar o evangelho. Paulo inclusive exorta a não recebermos a graça de Deus em vão (v. 1). Isso quer dizer que a graça que recebemos precisa ser usada no exercício dos dons para a edificação do Corpo de Cristo e, como resultado disso, teremos a graça abundante. Pregar o evangelho é uma função sacerdotal. Assim como no Antigo Testamento o sacerdote apresentava os pecadores a Deus, os sacerdotes do Novo Testamento devem fazer o mesmo, pregando o evangelho aos gentios, levando-os a Deus para que eles como uma oferta sejam santificados pelo Espírito Santo e aceitos por Deus (Romanos 15:15-16). Depois de salvos, eles ainda precisam ser apascentados, alimentados e cuidados para que a vida que receberam cresça até o ponto de torná-los maduros para serem apresentados a Cristo (Colossenses 1:28-29). Isso é parte do serviço sacerdotal de que foi incumbido cada filho de Deus.
Trechos extraídos do livro "Graça Sobre Graça" e Alimento Diário "A Economia Neotestamentária de Deus", p. 126 e 127, de Dong Yu Lan, publicado pela editora Árvore da Vida.