Existe mais de um Evangelho?
Leitura Bíblica: Marcos 1:14; Romanos 1:1; Lucas 4:43; 8:1; Mateus 24:14; Atos 10:36; 20:24
Lendo as passagens bíblicas citadas acima, notamos o uso de algumas expressões para evangelho: Em Mc 1:14 e Rm 1:1 vemos “o evangelho e Deus”, em Lc 4:43 e 8:1 vemos “o evangelho do reino de Deus”, em Mt 24:14 vemos o “evangelho do reino”, em At 10:36 vemos “o evangelho da paz”, e em Atos 20:24 vemos “o evangelho da graça de Deus”. Você caro leitor, pode negar isso? Isso é inegável!
Mas o que quero dizer com isso? Não quero dizer que exista mais de um evangelho, isso nunca passará pela minha boca. Mas por outro lado não posso dizer que cada um dos itens listados acima sejam a mesma coisa. São itens diferentes que fazem parte de um único Evangelho. Meu objetivo com esta breve explanação é mostrar que o Evangelho tem mais de um aspecto, aqui listo o aspecto da Graça e o do Reino, e que apesar de a Bíblia citar o “evangelho da graça” e o “evangelho do reino”, não são cada um, um evangelho em si, mas também não são a mesma coisa, são partes (ou aspectos) de um único Evangelho que Deus ordena que divulguemos em toda a terra habitada.
Para começar nossa conversa, as referencia acima citadas, não explicam no contexto, nem dos versículos anteriores, nem dos posteriores, o que seja na verdade cada um dessas partes do evangelho, mas vemos inúmeras outras passagens nas Sagradas Escrituras que nos mostram a clara diferença entre receber a graça de Deus, e entrar na manifestação do reino. Veremos então as diferenças entre evangelho da graça e evangelho do reino, sempre lembrando que apesar de a Bíblia citar cada um como um evangelho, não se trata de dois evangelhos, mas de partes diferentes, e totalmente dependentes entre si, de um mesmo evangelho de Deus. Creio que após a leitura deste texto ninguém poderá dizer que evangelho da graça e do reino são a mesma coisa, de fato não são a mesma coisa, mas também não são divergentes entre si, não contradizem um ao outra, antes, na verdade, complementam um ao outro.
Para compreendermos melhor essa questão veremos a diferença entre ganhar a vida eterna, e entrar no reino. Receber a vida é eterna é um dom, ou seja, um presente de Deus, dado gratuitamente a todo aquele que crê no Senhor Jesus. Em Efésios 2: 4-9, vemos que recebemos a salvação pela graça, ou seja, gratuitamente, simplesmente por crermos nos Senhor Jesus, recebemos a vida eterna (salvação) pela fé, isso não vem de nosso esforço, é um dom de Deus. Vemos muito claramente em todo o novo Testamento que a salvação, ou vida eterna, é alcançada pela fé, sem esforço nenhum em cumprir alguma coisa, basta confessar com a boca e coração que crê no Senhor Jesus.
Em um versículo muito conhecido de todos cristãos genuínos, vemos que o amor de Deus pelo homem, fez Ele entregar Seu único Filho, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Vemos que basta apenas crer. Em Romanos 6:26, vemos que a vida eterna é o dom gratuito de Deus, além de falar em dom, ele ainda deixa mais claro que isso é de graça falando que é o “dom gratuito de Deus”.
Ora, sabemos que o significado de “dom” que nos interessa dentro do contexto desde versículo, é o sentido de dom como um presente. Um presente é diferente de um prêmio. Você só recebe um prêmio por esforço, por ter uma vitória, lutar por aquilo, mas pra receber um presente você não precisa se esforçar. Se tivéssemos que nos esforçar pela salvação, pela vida eterna, nós nos gloriaríamos quando recebêssemos a mesma, é por isso que Efésios 2:9 nos mostra que não conquistamos essa salvação por ter feito obras, ou por ter um viver inteiramente correto, para que não nos gloriemos disso.
Aqui vemos a questão da graça, resumidamente falando, é a isso que a Bíblia se refere quando usa a expressão “evangelho da graça de Deus”. É algo que recebemos pela graça, sem esforço, recebemos simplesmente pelo ato de crer, de ter fé em nosso Senhor Jesus Cristo, crer em Seu sacrifício, em Sua ressurreição, e em Seu Senhorio. O evangelho da graça trata de tudo aquilo que recebemos de Deus sem precisar nos esforçar.
Agora chegamos a um problema que tem gerado polêmica no meio cristão, essa discussão não é de hoje. Me refiro ao debate existente no meio teológico sobre a questão da salvação, a pergunta que movimenta tal debate é: será a salvação (vida eterna), pode ser perdida, ou a partir do momento em que a recebemos ela está garantida até o fim?
Os dois lados do debate sempre pareceram ter muita base bíblica para dizer tanto que a salvação se perde, quanto que ela nunca é perdida por quem a recebeu pela graça. Um dos lados mostra versículos que claramente afirmam que a salvação é garantida de graça sem nenhum esforço, e outros usam outras passagens que parecem mostrar que a salvação só pode ser mantida mediante esforço. Os ateus até utilizam dessa embate aparente embate de idéias entre os próprios versículos, para afirmar que existe contradição na Bíblia Sagrada. Mas agora veremos aqui qual é o verdadeiro sentido de alguns desses versículos que aparentemente afirmam que a salvação pode ser perdida se não a mantivermos com esforço.
Observe caro leitor, vejamos Mateus 11:11 : “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam, se apoderam dele”. Em Mateus 7:21 lemos: “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai”. Esses são versículos utilizados para afirmar que a salvação, ou vida eterna, só pode ser mantida, ou garantida até o final, mediante esforço em cumprir a vontade de Deus, Seus mandamentos, e realizar obras.
Realmente esses versículos realmente nos mostram a necessidade de ter um esforço! Essa é a vontade de Deus! Mas os versículos acima citados, que estão falando da obrigação que todos nós temos de nos esforçar por fazer a vontade de Deus, se referem a salvação? Mateus 11:12 e 7:21 fala de se esforçar, fazer obras, para receber a salvação? Se esses versículos realmente afirmarem que temos que fazer alguma obra para ser salvos, então estarão se contradizendo com outros versículos que já citei neste texto, que afirmam que não recebemos a salvação mediante obras, e sim mediante fé, gratuitamente. Aí estaremos dando razão aos ateus.
Podemos concluir então que esses versículos que falam de esforço, são referentes a entrada no Reino dos Céus, e não a salvação. Vemos que receber a salvação é diferente de entrar no reino dos céus para reinar. Salvação é um presente, presente é diferente de prêmio, premio você recebe por mérito, por esforço, a entrada no reino é mediante esforço, mediante fazer obras, por fazer as obras que são da vontade de Deus, Ele te dá a recompensa de reinar com Ele. Mas a salvação é de graça, é simplesmente por ter fé no Senhor, e no que Ele fez e faz.
Aqui vemos a diferença entre o reino e a graça, entre o evangelho do reino, e o evangelho da graça. Quando o evangelho fala da graça, ele nos fala de algo que recebemos gratuitamente de Deus, somente pela fé, mas quando o evangelho fala do reina, ele está falando de algo que só recebemos por esforço, como recompensa por ter termos feito toda da vontade do Pai. Eis a diferença entre o Evangelho da Graça e o Evangelho do Reino. E agora caro leitor? Depois de tudo isso você pode dizer que o evangelho da graça e o do reino são a mesma coisa, que não há distinção entre os dois?
Tenho certeza que não! Vimos que reinar com Cristo no reino dos céus é bem diferente de receber a são salvação pois as formas como recebemos cada uma é bem diferente uma da outra. Compreendendo essa questão, toda a discussão sobre a questão da salvação, se ela se perde ou não, estará resolvida, não haverá mais contradição, mas complementação, formando duas partes de um mesmo Evangelho.
O evangelho da graça é para o evangelho do reino. Não tem como receber a recompensa do reino se antes disso não tivermos recebido a salvação, a vida eterna, morrendo, e tendo novo nascimento em Cristo, nascendo da água e do Espírito. Vemos isso em João 3:3, 5, não entramos no reino se não recebemos uma nova vida antes, a vida eterna em Cristo Jesus, sabemos que nesse trecho o “nascer de novo” se refere também a receber a vida eterna porque nos versículos 15 e 16, que estão dentro do mesmo dialogo que Jesus teve com Nicodemos, e explicam sobre a vida eterna. Então antes de receber o evangelho do reino, a pessoa deve receber o da graça, para que creia e seja salva. O fato de os versículos 3 e 5 falarem que ninguém pode entrar no reino se não nascer de novo, e não nascer da água e do Espírito não quer dizer que esse seja o único pré-requisito para entrar no reino, mas o que esses versículos nos mostram é que, esse é o primeiro passo, se a pessoa não tiver esse primeiro pré-requisito, não pode entrar, o fato de esse texto não abordar outros itens que são necessários para a entrada no reino, não quer dizer que não existam outras exigências, pois a Bíblia mesma se completa, precisamos ver em outras passagens quais são os outros itens necessários para receber esse prêmio.
Concluímos aqui que O Evangelho completo é formado por evangelho da graça e evangelho do reino, sendo que esses dois são diferentes, falando de assuntos diferentes, que se completam. O evangelho da graça fala que recebemos salvação de graça, não a recebemos por obras, já o evangelho do reino nos ensina que para entrar no reino dos céus e reinar, temos que ter esforço, fazer obras.