H. Um livro de figuras
H. Um livro de figuras
Tanto Gênesis quanto Êxodo contêm figuras das experiências espirituais descritas no Novo Testamento. As figuras de Gênesis, todavia, não são tão definidas como as de Êxodo. Do início ao fim, Êxodo é um livro de figuras. Tanto Faraó quanto a terra do Egito, por exemplo, são figuras. Faraó tipifica Satanás, e o Egito retrata o aspecto rico e produtivo do mundo. (O aspecto pecaminoso do mundo é representado por Sodoma). Banhada pelo Nilo, a terra do Egito produz pepino, alho, alho silvestre e cebola. Durante os anos em que erraram pelo deserto, os filhos de Israel se queixaram da falta de tais especiarias, de que desfrutavam abundantemente na terra do Egito. Nesta, os israelitas muito desfrutaram desses produtos; mas, no deserto, só tinham o maná para comer. Isso é uma figura.
Ao ler o livro de Êxodo, tenha em mente que você não apenas está lendo palavras, mas olhando para as figuras. A celebração da Páscoa e matança dos primogênitos pelo anjo exterminador são figuras. Enquanto todos os primogênitos do Egito eram mortos, os filhos de Israel desfrutavam de paz, descanso e segurança, ao comerem o cordeiro pascal em suas casas, sob a cobertura do sangue. Que quadro maravilhoso! A perseguição dos Israelitas pelo Faraó e seus exércitos também é uma figura da perseguição de Satanás e suas legiões de anjos rebeldes aos redimidos de Deus. Quando chegamos ao livro de Êxodo, é como se olhássemos através de um aparelho de televisão celestial. Nesta televisão, observamos figuras de nossa própria redenção e salvação. Faraó e seu exército perseguiram os filhos de Israel até dentro do Mar Vermelho, e lá se afogaram. Os israelitas, todavia, marcharam através do mar triunfalmente. Em nenhum outro lugar da Bíblia podemos encontrar tal figura.
Notamos também outras figuras no chamamento de Moisés. Quando o chamou, Deus, primeiramente, lhe deu uma visão de uma sarça ardente, de uma sarça que ardia sem se consumir (3: 2-4). Incapaz de escapar ao chamamento de Deus, Moisés expressou sua preocupação, no sentido de que os filhos de Israel não cressem nele, nem lhe ouvissem a voz (4:1). Por isso, Deus lhe disse que lançasse sua vara na terra. Quando o fez, a vara se tornou uma serpente. Mas, ao apanhar a serpente pela cauda, ela se tornou novamente uma vara em sua mão (4:4). O Senhor então lhe ordenou que colocasse sua mão no peito. Quando a tirou de seu peito, ela estava "leprosa, branca como a neve" (4:6). À ordem de Deus, colocou-a novamente em seu peito e a tirou, e ela se tornou outra vez como a sua carne (4:7). Após mostrar-lhe tais sinais, sinais esses que deveriam ser provas para os filhos de Israel de que o Senhor realmente lhe aparecera, Este lhe disse: "Se nem ainda crerem mediante estes dois sinais, nem te ouvirem a voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas que do rio tomares tornar-se-ão em sangue sobre a terra" (4:9). Esse deveria ser um sinal posterior.
Tais sinais são muito significativos. A sarça denota o nosso homem natural. O fato de que o arbusto ardia sem se consumir indica que, quando nos chama, Deus não tem intenção de usar o nosso homem natural.
A vara representa qualquer outra coisa além de Deus, na qual depositamos nossa confiança. A vara ao se tornar uma serpente revela que qualquer outra coisa além de Deus em que nos apoiamos é uma serpente, o diabo. Assim, se você confia em seu esposo ou esposa, ele ou ela é uma "serpente". O mesmo é verdade com relação à sua educação ou conta bancária. Quando obedecemos ao Senhor para lançar fora a vara, ela se torna uma serpente. Mas Deus não quer que a joguemos fora. Ao Seu comando, precisamos pegá-la novamente, pela "cauda". Precisamos agarrar nossa educação ou conta bancária, pela "cauda".
A mão de Moisés, ao ficar leprosa, é uma indicação de que, em nossa carne, nada existe de bom; ela é a incorporação da lepra. Se tocarmos a nós mesmos, ficaremos leprosos.
Finalmente, a mudança da água do Nilo em sangue significa que o prazer do mundo é morte.
Estes sinais indicam que Deus não utilizará nosso homem natural, que tudo em que confiamos além de Deus é Satanás, que nossa carne é leprosa e que o prazer do mundo é morte. Essas são algumas das figuras de Êxodo. Existem outras nesse livro, relacionadas ao Mar Vermelho, ao maná, à água fluindo da rocha fendida e ao tabernáculo com seus utensílios.