Iluminados e alimentados com a palavra

24/01/2012 12:19

 

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt 7:24)
Jr 15:16; Mt 7:24; 1 Co 14:31; Ef 6:16-17

Alimento Diário - Dong Yu Lan - Árvore da VidaNão há como ensinar todo o conteúdo de Mateus 5, 6 e 7. Nesta semana, tivemos apenas uma introdução. Cada um de nós deve buscar com oração, na leitura bíblica, ouvir o falar de Deus. Também podemos ruminar essa palavra em nossos grupos familiares ou no final de cada reunião da igreja. É importante que todos tenham espaço para compartilhar o que ouviram (1 Co 14:31). Não usamos a Palavra de Deus para provar que estamos corretos ou para corrigir os outros, mas sim para ouvir Deus e nos alimentar Dele (Jo 6:57).

Quando lemos a Palavra do Senhor, devemos nela meditar (Jr 15:16). Leia a palavra como se estivesse saboreando um alimento. Ao ler a Palavra várias vezes e orar sobre ela, a luz de Deus vai surgindo (Ef 6:16-17). Assim, ao lermos o texto bíblico, buscamos ouvir o Senhor falando diretamente conosco.

Por exemplo, Mateus 5:44-46 e 7:1 nos ensinam, respectivamente, sobre amar até mesmo os inimigos e não julgar os outros. Essas palavras visam a instruir aqueles que irão governar o mundo que há de vir, dando-nos um padrão e modelo, pois a manifestação da vida de Deus é o amor. Mesmo que de início não entendamos muito, precisamos perseverar em ler e reler a Palavra com oração. Por fim o Senhor certamente vai nos trazer luz. As verdades contidas em Mateus 5, 6 e 7 precisam se tornar nossa realidade. Pratiquemos, para que a vida de Deus em nós cresça (Mt 7:24)!

Que sejamos iluminados e alimentados com a Palavra que sai da boca de Deus, assim Ele nos levará ao arrependimento e, por fim, à maturidade, para herdarmos o reino. Se negarmos a nós mesmos, formos aperfeiçoados e praticarmos o que é mostrado nesses três capítulos de Mateus, seremos enchidos com a vida de Deus e estaremos aptos a reinar com Cristo no mundo que há de vir.