Ministros de uma nova aliança
O ministério sacerdotal (Ex 19:24-25)
Leitura bíblica: Jo 5:39-40; 2 Co 3:6
Ler com oração:
[Deus] nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6). Importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus (1 Co 4:1).
Ministros de uma nova aliança
Nós, que somos a igreja, o Corpo de Cristo, também fomos ungidos. O mesmo Espírito que ungiu a cabeça, também ungiu os membros de Seu Corpo. Louvado seja o Senhor! Como pessoas ungidas, Deus quer fazer de nós ministros da nova aliança.
Aqueles que desejam ser ministros precisam ser aperfeiçoados em três aspectos no serviço a Deus: ministrar a Palavra, servir e ofertar. O primeiro deles, o ministério da Palavra, habilita o ministro a falar por Deus. Os que exercitarem continuamente falar por Deus terão esse ministério. Porém esse exercício deve ocorrer no espírito, não na esfera mental, pois "a letra mata, mas o espírito vivifica" (2 Co 3:6).
Tomar a Bíblia como mera letra, como um simples conjunto de ordenanças, não é suficiente para produzir vida. Ao contrário, a pessoa que lê o Livro Sagrado desse modo tem grande chance de apagar a vida interior. Em outras palavras, ela não ganhará da vida divina e se tornará cheia de conhecimento bíblico estéril, produzindo todo tipo de fruto negativo, que não traz a edificação da igreja.
Por isso todos que desejam ser ministros da nova aliança precisam estar no espírito. Deus nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, a aliança do Espírito.
Em certa ocasião, o Senhor Jesus falou aos judeus que o interpelavam: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida" (Jo 5:39-40).
Se examinarmos a Bíblia sem nos voltar ao Senhor, ou seja, sem usar nosso espírito humano para contatar o Espírito de Deus, obteremos apenas conhecimento e assim corremos o sério risco de ficar presos em arrazoamentos que nada produzem, a não ser acusações, desânimo e, por fim, morte.
Ponto-chave: Deus nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Por que tomar a Bíblia como mera letra produz morte?
Leitura de apoio:
"Como servir a Deus" – cap. 17 - Dong Yu Lan.
"O exército de Israel e o serviço dos levitas" – cap. 13 - Dong Yu Lan.
"Venha o Teu reino" – cap. 16 - Dong Yu Lan.
"A visão do tabernáculo" – cap. 15 - Dong Yu Lan.
Texto extraído do alimento diário série "Por que Deus criou o homem?", publicado pela Editora Árvore da Vida, baseado nas mensagens liberadas pelo irmão Dong Yu Lan, na Estância Árvore da Vida - Sumaré - São Paulo - Brasil, em Março de 2011.