Msg 16 Seg - As duas linhas ministeriais que revelam as verdades
Msg 16 Seg - As duas linhas ministeriais que revelam as verdades
Msg 16 - Extrair vida das verdadades - 2 Co 3:5-6
Segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito (Ef 3:3-5)
At 9:15; Jo 7:38-39; Rm 8:11; Gl 1:17; 2 Co 12:1-4
Temos visto que, no Novo Testamento, as verdades são provenientes de duas linhas ministeriais, uma das quais é representada pelo apóstolo Paulo, e a outra, pelos doze apóstolos.
A primeira linha ministerial se baseia nas visões e revelações que Paulo recebeu de Deus quando esteve no terceiro céu, as quais ele registrou em forma de cartas. Quando lemos suas epístolas, podemos ver a comissão de Deus confiada ao apóstolo: transmitir as verdades a respeito da economia neotestamentária de Deus (Ef 3:1-4; Cl 1:25). A outra linha é a dos doze apóstolos, que chamamos de linha da vida, pois se baseia nas experiências que eles tiveram com o Senhor Jesus quando Ele esteve na terra. Precisamos avaliar nossa atitude em relação às verdades apresentadas por essas duas linhas ministeriais: se iremos apenas estudá-las e analisá-las ou se buscaremos extrair vida delas.
Quanto a Paulo, sabemos que ele foi chamado para ser apóstolo entre os gentios (At 9:15). Paulo fora instruído aos pés de Gamaliel e se tornara um fariseu ortodoxo, irrepreensível quanto à lei, o que o destacou de entre os seus contemporâneos (Gl 1:14-15). Portanto cremos que ele estava bastante claro em relação às verdades do Antigo Testamento, mas ainda não conhecia a economia neotestamentária de Deus. Por isso precisava ser preparado para exercer seu ministério. Após sua conversão, no caminho para Damasco, Paulo esteve nas regiões da Arábia, onde provavelmente foi arrebatado, em espírito, ao terceiro céu, e recebeu a revelação de toda a economia de Deus no Novo Testamento, conforme ele mesmo relata em 2 Co 12:1-4.
Nesta semana veremos que, para extrair vida das verdades registradas no Novo Testamento, tanto as registradas por Paulo, quanto as apresentadas pelos doze apóstolos, representados principalmente por Pedro e João, precisamos estar em nosso espírito, onde habita O Espírito (Jo 7:38-39; Rm 8:11). Quanto à verdade sobre O Espírito, amanhã usaremos a figura do óleo sagrado da unção.