Msg 23 Qua – Os três aspectos do ministério

18/09/2014 14:26

Msg 23 Qua – Os três aspectos do ministério

ESCRITO POR DONG YU LAN. PUBLICADO EM NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES (2)

Msg 23 – O Leão de Judá – (Ap 5:5)

Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria (Rm 12:6-8)

At 13:1-2; 1 Co 14:1, 31; 16:15-18; 2 Co 8:1-4; 9:6-11

Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Bookafé, Vida Para Todos, Alimento DiárioComo ministros da nova aliança devidamente habilitados pelo Senhor, nós precisamos ser aqueles que exercitam os dons até que se tornem ministérios. Esses ministérios podem, então, ser utilizados por Deus nas operações (1 Co 12:4-6).

Em relação aos ministérios, a Bíblia nos mostra três categorias principais: o ministério da Palavra, o ministério dos serviços e o ministério das ofertas de riquezas materiais. Na vida da igreja, todos precisamos ser aperfeiçoados nesses três aspectos, a fim de desempenhar adequadamente a nossa função e serviço a Deus.

Em relação ao ministério da Palavra, Atos 7 nos mostra o discurso de Estêvão. Neste trecho das Escrituras podemos ver que, além de servir às mesas, ele conhecia a Palavra e tinha sido aperfeiçoado em seu falar. Mais do que isso, ele era cheio do Espírito e de sabedoria e, por esse motivo, naquele momento a sua palavra estava alinhada à vontade do Senhor. Hoje precisamos aproveitar os momentos que temos com os irmãos nas reuniões grandes e também nos grupos familiares para exercitarmos o dom de profetizar, isto é, falar pelo Senhor (1 Co 14:31). Com a prática, esse dom se torna em ministério, e podemos ser ainda mais usados pelo Senhor tanto na igreja como na pregação do evangelho (At 13:1-2).

No tocante aos serviços, temos muitas oportunidades no âmbito das igrejas em cada cidade. Apenas para mencionar alguns deles, temos os serviços de hospedagem, de música, de recepção, de crianças, do preparo das refeições, entre outros. Quando nos envolvemos com algum serviço, aprendemos a nos coordenar com outros irmãos, a negar a nós mesmos a favor dos santos e, assim, nossa vida espiritual cresce e nosso amor uns pelos outros aumenta (1 Co 16:15-18).

Por fim, o ministério das ofertas de riquezas materiais não deve ser visto como privilégio de alguns irmãos. Alguns podem pensar que apenas os que possuem mais dinheiro devem ofertar, mas esse pensamento é contrário ao que a Bíblia nos ensina. Em 2 Coríntios 8 podemos ver a experiência dos irmãos da Macedônia que, mesmo em situação de profunda pobreza, rogaram a Paulo que lhes permitisse participar das ofertas para a Judeia (vs. 3-4). Precisamos ter em mente que o Senhor não olha para o quanto nós ofertamos, mas Ele está atento ao nosso coração (9:7; Lc 21:4). Por meio do exercício desse aspecto do ministério, aprendemos a gerenciar os bens que o Senhor nos deu. Devemos ser também os que promovem as ofertas a favor das necessidades da obra de Deus. Tudo isso faz parte da preparação dos que irão governar com Cristo o mundo vindouro.

Louvamos o Senhor por nos haver colocado na vida da igreja, onde temos as oportunidades necessárias para sermos aperfeiçoados nesses três aspectos do ministério. Esse é o desejo do Senhor para cada um de nós.