O Senhor Jesus foi gerado do Espírito Santo

25/11/2011 08:57

E-mail

Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo (Mt 1:20).

Mt 1:18-23; Lc 1:27

Alimento Diário - Dong Yu Lan - Árvore da VidaOntem vimos que, na genealogia do Senhor Jesus, figuram quatro mulheres que tiveram problemas morais, direta ou indiretamente ligados ao pecado. Mas com Maria a situação era totalmente diferente.

Maria era virgem quando se achou grávida do Espírito Santo (Mt 1:18; Lc 1:27). Ela estava prometida a José, que ficou sabendo que sua noiva esperava um filho. Como José era um homem justo, não a queria difamar, por isso resolveu deixá-Ia secretamente. Enquanto José pensava nisso, um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: "José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (Mt 1:20-21).

Entre os ancestrais do Senhor Jesus há quatro mulheres em condição imprópria. Maria, porém, era diferente. Ela concebeu pela ação do Espírito Santo sobre si.

Maria tinha o sangue de Davi; era sua descendente. Se ela gerasse Jesus de maneira natural - ou seja, relacionando-se com um homem, o filho que ela geraria teria natureza pecaminosa. Mas, graças ao Senhor, Maria não concebeu de forma natural. Sua gravidez não resultou de um contato com um homem, mas da ação do Espírito Santo.

Após relatar a genealogia do Senhor Jesus, Mateus escreveu: "Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)" (vs. 22-23).