Os primeiros dois mil anos começaram com Adão e duraram aproximadamente até a torre de Babel. Durante esse tempo, o homem viveu por sua carne, cometendo pecados.
No segundo período de dois mil anos, temos a história do povo de Israel. Deus usou Moisés para tirar Seu povo do Egito e o levou ao monte Sinai, onde lhe deu a lei divina. A partir de então, o povo de Deus passou a viver segundo sua alma, tentando guardar Sua lei.
Há cerca de dois mil anos, contudo, o Senhor Jesus nasceu de uma virgem, viveu por trinta e três anos e meio, foi crucificado, morreu, ressuscitou e se tornou o Espírito que dá vida. A partir de então, inicia-se o terceiro período de dois mil anos, no qual ainda estamos. A era atual é a era do espírito.
Nós somos bem-aventurados, porque não estamos vivendo no primeiro período de dois mil anos, no qual havia a liberdade da carne e todos viviam no pecado. Tampouco vivemos na era da lei – a era da alma. Vivemos, hoje, na era do espírito, pelo Espírito misturado ao nosso espírito.
Nós, que somos ministros neotestamentários, já fomos ungidos por Deus e, por isso, devemos viver pelo Espírito, representado pelo óleo da unção. Esse Espírito está dentro de nós, no nosso espírito. Quando invocamos o nome do Senhor, entramos no espírito. Quando oramos-lemos a Palavra, desfrutamos dela e vivemos pelo Espírito.
Lembremos que o ministério neotestamentário não é da letra, mas do Espírito. Por isso precisamos ler a Bíblia dela extraindo vida. Quem somente examina as Escrituras, sem ir ao Senhor, e acha que nelas vai encontrar a vida eterna, frustra-se (Jo 5:39-40). Para obter a vida eterna, precisamos ir ao Senhor, ter comunhão com Ele, isto é, exercitar nosso espírito.
Como ministros neotestamentários precisamos estar no Espírito, pois o Senhor Jesus já se tornou o Espírito que dá vida e hoje habita em nós. Se vivermos pelo Espírito, invocando Seu nome, e tomarmos Sua Palavra com o Espírito, ganharemos vida e com ela supriremos os outros. Aleluia!
Texto extraído do livro “Alimento Diário” publicado pela Editora Árvore da Vida.